Notícia publicada em 08/05/2019 | 18:08

Governo de Pernambuco entrega EPIs a catadores de material reciclável

 

Ação beneficia quase 1.800 catadores e 20 cooperativas da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata

Os catadores de material reciclável de Pernambuco começaram a receber, nesta quarta-feira (08/04), novos kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Em evento realizado no Centro de Convenções, em Olinda, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, distribuiu os kits a representantes dos trabalhadores e associações de diversos municípios. A cerimônia de entrega contou com a participação do secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.

“Os catadores são personagens importantes no processo de reciclagem e na reagregação de valor à matéria prima contida nos resíduos. O trabalho deles amplia a vida de muitos resíduos e diminui a quantidade de materiais que, caso fossem descartados, seguiriam para os aterros. Iniciativas como a distribuição de EPIs e capacitação das pessoas reforçam o valor desse trabalho”, colocou Bertotti.

Ao todo, a ação beneficia quase 1.800 catadores e 20 cooperativas da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata. A iniciativa faz parte do Projeto Rescate, que é uma parceria com o Ministério da Cidadania. Orçado em R$ 4 milhões, o programa contempla vários municípios, entre eles Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca e Macaparana.

“É uma satisfação está entregando esses kits hoje. O Rescate atende 33 municípios, capacitando e ajudando as pessoas a entrar no mercado de trabalho, gerar renda, cuidar do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos participantes”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, frisando que o programa vai continuar e a gestão também estuda a possibilidade de ampliá-lo para outras regiões do estado.

Os kits entregues são formados por fardamento, batas, óculos, botas, luvas e protetores auriculares. Segundo o Seteq, Pernambuco tem, atualmente, o maior parque de reciclagem do Nordeste e ele atende a todo Norte e Nordeste. Além disso, 90% do material reciclável que chega às indústrias do estado, gerando emprego formal, saem das mãos de catadores e catadoras.

Certificados Na ocasião, a Seteq também entregou os certificados de conclusão de curso para os alunos do programa Fortalece a Igualdade. A qualificação era voltada para o público negro LGBT e faz parte das políticas para diminuição da descriminação e do preconceito na sociedade.Os formando concluíram cursos de Cabelo e Maquiagem Afro, Assistente Administrativo e Agente de Informações Turísticas.