Notícia publicada em 14/10/2016 | 10:57

Semas e CPRH realizam a II Semana das Unidades de Conservação com debates e lançamento de livro

 

Segunda edição do evento leva para diferentes públicos debates sobre os instrumentos de gestão das UCs: o Plano de Manejo e o Conselho Gestor

 

Recife, outubro de 2016 – Começa na segunda-feira (17/10), a II Semana das Unidades de Conservação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Durante uma semana (17 a 21/10) haverá debates com especialistas sobre o tema central que são os instrumentos de gestão das Unidades, o Plano de Manejo e o Conselho Gestor, em locais como a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo é realizar debates em diferentes locais para estimular a participação e aproximar  diferentes públicos.

 

Além dos debates haverá atividades nas Unidades de Conservação: Estação Ecológica (ESEC) de Caetés, Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe e no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú, com palestras e trilhas interativas. 

 

Outro destaque da II Semana das Unidades de Conservação é o lançamento de livro “Expedição Pernambuco – O Leão do Norte, dos fotógrafos Luiz Netto e Bart Van Dorp. Os dois percorreram todas as Unidades de Conservação pernambucanas e registraram a beleza e o encanto da fauna e flora. Um dos registros mostra um grupo de quati-de-calda-anelada (Nasua nasua) clicados na Reserva Biológica de Saltinho, localizada nos municípios de Tamandaré e Rio Formoso. A beleza da Serra do Catimbau, entre os municípios de Tupanatinga, Ibimirim, Sertânia e Buíque foram registradas em belas paisagens (fotos acima).O lançamento do livro será na segunda-feira (17/10), às 16 horas na Galeria Baobá, na Fundação Joaquim Nabuco, onde será a abertura do evento, que contará com exposição com fotos em grande formato.

 

 

Unidades de Conservação – A Lei Estadual nº 13.787 de junho de 2009 instituiu o Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza - SEUC de Pernambuco, baseado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/00 e  Decretos nº 3.834/01 e 4.340/02) estabelecendo "os critérios e normas estaduais para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação, além de dispor sobre o apoio e incentivo ao Sistema, bem como sobre as infrações cometidas em seu âmbito e as respectivas penalidades".

 

As Unidades de Conservação são divididas em: Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável. As Unidades de Proteção Integral são aquelas que mantêm livres os ecossistemas das alterações causadas pela interferência humana, admitindo apenas o uso indireto. Já as Unidades de Uso Sustentável permitem o uso de parcela de seus recursos naturais de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos.

 

Pernambuco possui, hoje, 81 Unidades de Conservação Estaduais (40 de Proteção Integral e 41 de Uso Sustentável). Entre as Unidades de Proteção Integral estão 3 Estações Ecológicas (ESEC), 5 Parques Estaduais (PE) e 31 Refúgios da Vida Silvestre (RVS) e 1 Monumento Natural (MONA). Já entre as Unidades de Uso sustentável figuram 18 Áreas de Proteção Ambiental (APAs), 8 Reservas de Floresta Urbana (FURBs) e 14 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPNNs) e 1 Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).
A Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH é o órgão responsável pela administração e gestão ambiental das Unidades de Conservação Estaduais. “Em Pernambuco especificamente, são os remanescentes de Mata Atlântica e de Caatinga que temos que conservar pra garantir a manutenção da biodiversidade e dos serviços ambientais, se negligenciarmos estes espaços comprometemos seriamente o patrimônio ambiental do estado”, define a Gestora da Unidade de Gestão de Unidades de Conservação da CPRH, Samanta Della Bella.

 

Texto: Patrícia Correia

Fotos: Luiz Netto e Bart Van Dorp

Confira a programação completa da II Semana das Unidades de Conservação no link: http://www.cprh.pe.gov.br/home/42641%3B56562%3B10%3B3152%3B13589.asp